sábado, 19 de dezembro de 2009


5º ENCONTRO DOS ALUNOS ARGONAUTAS E PREMIAÇÃO DO 1º CONCURSO DE BLOG DOS ALUNOS ARGONAUTAS
No último dia 16 do corrente foi realizado no auditório da Escola Estadual Antônia Paes o 5º Encontro dos Alunos Argonautas . Estiveram presentes para engrandecer o evento o professor Luís Cavalcante(DITEC), o gestor da USE 04 Messiano Ramos , o coordenador do NTE Belém Marcelo Carvalho, além de gestores, professores e técnicos de várias escolas de Belém, compareceram também alunos das escolas que fazem parte do Programa Escola de Portas Abertas e que atuam como alunos monitores nas salas de informática.
A educação e a tecnologia foram o auge dos discursos dos gestores e coordenadores que evidenciaram o papel importantíssimo da comunidade nesse processo, como sendo o ponto culminante de todas as investidas do Estado no que tange o ensino e a aprendizagem.
Para concretizar essa meta foram mostrados durante o evento os números das ações do NTE Belém 2 no ano de 2009, com um saldo positivo de cursos e oficinas que visaram a inclusão digital. Projetos como o Juventude, Cidadania e Protagonismo tiveram destaque entre outros, certificando os cursistas presentes.
O ápice do encontro foi a premiação dos ganhadores do 1º Concurso de Blog Pessoal dos Alunos Argonautas, cuja a classificação deu-se da seguinte forma:
1º lugar: Wellington Gabriel
2º lugar: Blendison Pinheiro
3º lugar: Moisés Balieiro
Todos esses argonautas atuam na sala de informática da Escola Helena Guilhon, que tem se destacado por fomentar a prática pedagógica de projetos que visam a formação cidadã dos seus alunos.
É fundamental destacar o trabalho incansável desenvolvido pelos professores Eric e Sidnei, que têm resgatado nos seus alunos a importância da construção do conhecimento utilizando os espaços pedagógicos, como a sala de informática, para projetos que envolvam a  comunidade em geral como a Semana da Cidadania Digital, ministrada pelos alunos argonautas e que promoveram a inclusão digital de aproximadamente 800 alunos, pessoas da terceira idade e comunidade do bairro onde se localizam as escolas.
A todos se faz necessário os agradecimentos principalmente aos argonautas, jovens desbravadores e agentes transformadores de sua realidade.
A todos o nosso muito obrigado.
Texto: Micheline Banhos